terça-feira, 14 de março de 2006

Arquivos necessarios para fazer deploy de uma aplicação ECO (Windowsforms)

I ai galera tudo bem ?
Andei meio ocupado esses dias resolvendo alguns pepinos aqui na empresa mas tudo tranquilo.

Vou colocar abaixo a lista de arquivos necessarios para fazer deploy de uma aplicação ECO windows forms que utiliza o Interbase e junto a lista de arquivos irei dar uma breve explicação sobre os outros BD's.

bdpInt20.dll -> dll necessaria para o interbase funcionar, caso utilize outro BD, procure a dll equivalente na pasta 'C:\Arquivos de programas\Borland\BDS\3.0\Bin', aqui vai um exemplo de algumas dll's: (bdpmss20.dll: MicrosoftSql, bdpora20.dll:Oracle, bdpsyb20.dll: Sybase, e outros). Para entender o nome da dll é simples bdp de borland data provider + nome do bd abreviado + versão do bdp.

Borland.Data.Interbase.dll -> dll necessaria para o interbase funcionar, caso utilize outro bd procure a dll equivalente na pasta 'C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\BDS\Shared Assemblies\3.0' se for ECO II ou na pasta 'C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns\Borland Shared\BDS\Shared Assemblies\4.0' se for ECO III.

Borland.Data.Common.dll
Borland.Data.Provider.dll
Borland.Delphi.dll
Borland.Eco.Core.dll
Borland.Eco.Handles.dll
Borland.Eco.Interfaces.dll
Borland.Eco.Ocl.ParserCore.dll
Borland.Eco.Persistence.dll
Borland.Eco.Windows.Forms.dll
EcoPatches.dll -> É necessario apenas se você estiver utilizando ECO II com o eco patches.

Atenção poderá existir mais dlls de acordo com os componentes que você utilize em sua aplicação.


Para saber quais dlls são necessarias existem duas maneiras, uma é olhar na lista de assemblers do seu delphi (references) porém as vezes alguns dos assemblers não são exibidos na lista e quando você for fazer seu deploy você tera erros ao executar o programa. A outra forma é de você colocar em um outro computador que não tenha o delphi instalado e que tenha um depurador .net para você acompanhar os processos que seu programa ira executar ao inicia-lo e ver o nome dos respectivos assemblers.

Em um proximo artigo explicarei passo a passo como instalar um depurador .net e acompanhar os passos de um programa a ser feito deploy.

Espero que vocês tenhão gostado ;)

Abraços,
Diego.

Nenhum comentário: