quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Utilizando XML DataBinding

Fala pessoal,

fiz um screencast explicando como utilizar o XML DataBinding do Delphi para um amigo meu e resolvi postar ele aqui para vocês.

O XML DataBinding é um recurso simples do delphi mas que muita gente não utiliza. Após terminar a gravação, reparei que não expliquei algumas coisas básicas detalhadamente, como por exemplo:

Porque que o os método públicos gerados pelo delphi utilizam interfaces invés de utilizar diretamente a classe gerada por ele ?

A explicação é simples pra quem já esta acostumado a utilizar interfaces já sabe que o delphi utiliza um mecanismo chamado de contagem de referência para liberar a instancia da memoria, sendo assim como os métodos utilizam interfaces você não precisa remover nenhuma referência explicitamente.

Outra coisa é que na hora do vídeo eu disse que o delphi gera o xml em uma parte mas na verdade é a unit que mapeia o xml, sabe como é né a cabeça anda a mil e como eu queria fazer um resumo rápido acabou acontecendo estes errinhos.

Bom segue abaixo o link !

http://tinyurl.com/xmldatabinding

Qualquer outra duvida por favor poste aqui que assim que possível responderei com maior prazer.

Grande Abraço,

Diego Garcia.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa de publicar esse vídeo detalhado!

Poderia comentar as vantagens e desvantagens que vê entre utilizar o XMLDataBinding ou mapear o XML pelo XMLMapper (pelo Delphi menu Tools/XMLMapper)?

Uma vantagem que vejo no XMLMapper é poder manipular o XML via ClientDataSets (um CDS para cada nó do XML) que é muito prático especialmente para XMLs complexos.

maurozb disse...

Gostaria de assistir o seu vídeo, porém o link está off...

Unknown disse...

Bom dia mauro acabei de corrigir o link para o vídeo.

Abraço.