Fala pessoal,
fiz um screencast explicando como utilizar o XML DataBinding do Delphi para um amigo meu e resolvi postar ele aqui para vocês.
O XML DataBinding é um recurso simples do delphi mas que muita gente não utiliza. Após terminar a gravação, reparei que não expliquei algumas coisas básicas detalhadamente, como por exemplo:
Porque que o os método públicos gerados pelo delphi utilizam interfaces invés de utilizar diretamente a classe gerada por ele ?
A explicação é simples pra quem já esta acostumado a utilizar interfaces já sabe que o delphi utiliza um mecanismo chamado de contagem de referência para liberar a instancia da memoria, sendo assim como os métodos utilizam interfaces você não precisa remover nenhuma referência explicitamente.
Outra coisa é que na hora do vídeo eu disse que o delphi gera o xml em uma parte mas na verdade é a unit que mapeia o xml, sabe como é né a cabeça anda a mil e como eu queria fazer um resumo rápido acabou acontecendo estes errinhos.
Bom segue abaixo o link !
http://tinyurl.com/xmldatabinding
Qualquer outra duvida por favor poste aqui que assim que possível responderei com maior prazer.
Grande Abraço,
Diego Garcia.
3 comentários:
Parabéns pela iniciativa de publicar esse vídeo detalhado!
Poderia comentar as vantagens e desvantagens que vê entre utilizar o XMLDataBinding ou mapear o XML pelo XMLMapper (pelo Delphi menu Tools/XMLMapper)?
Uma vantagem que vejo no XMLMapper é poder manipular o XML via ClientDataSets (um CDS para cada nó do XML) que é muito prático especialmente para XMLs complexos.
Gostaria de assistir o seu vídeo, porém o link está off...
Bom dia mauro acabei de corrigir o link para o vídeo.
Abraço.
Postar um comentário