quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Terceiro dia Borcon 2007

O terceiro dia da borcon foi mais light rs, tive o grande prazer de conhecer o Erick Sasse e o Leonel Tognioli pessoalmente ambos pessoas incriveis. Aproveito então para mandar um grande abraço para vocês dois ;) .

Achei muito interessante as funcionalidades do banco de dados BlackFishSql (Peixe Preto) que foi apresentado pelo Leonel. Tem muitos recursos legais como por exemplo: codigo totalmente gerenciado, criptografia, stored procedures e trigers que podem ser escritas/debugadas diretamente no delphi. Outra vantagem legal de se utilizar o BlackFishSql é o fato de não precisar instalar um SGDB para executar sua aplicação, basta copiar o arquivo do BlackFish e suas respectivas dlls (assemblys .net) para o mesmo path da aplicação junto ao executável. (Não se esqueça que o BlackFish necessita do .Net Framework instalado na máquina). Mas com certeza este produto promete ter um grande futuro.

Bom isso foi o que teve de melhor ;)

Grande abraço a todos,
Diego M. Garcia.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Segundo dia da Borcon 2007

Bom o segundo dia da borcon começou com o Key Note do David I. que realmente é sem comentarios foi muito engraçado e mais uma vez o David nos garantiu que a ferramenta está em constante desenvolvimento mostrou o roadmap da linha do c++ e algumas outras coisitias mais.

A grande novidade: Conversando com o Andreano Lanusse da Code Gear, perguntei sobre o plugin do starteam que não vem mais com o Delphi 2007 Win32 nem com o Rad Studio 2007, segundo ele em breve teremos novidades pois ele mesmo está melhorando o plugin do starteam para ambas as versões do Delphi 2007, então ficam ligados.

Foi possivel também ver algumas ferramentas de ALM (Application Life Cicle Management) da borland que são interessantes. Uma delas é a ferramenta silk test que já tive a oportunidade de testa-la a um tempo atrás mas não coloquei em utilização no cenário real da empresa, este software permite realizar testes de seus aplicativos através de scripts pré definidos, para que simulem o comportamento de um usuário em sua aplicação. Esta é apenas um breve descrição do que a ferramenta pode realmente fazer. Para maiores informações recomendo que você consulte diretamente o site da borland.

O mini curso de Silk foi bem interessante porém poderia ter sido 500 vezes melhor se não tivesse tantas pessoas desorientadas de como funciona um departamento de testes de uma empresa. O que acabou gerando muitas perguntas idiotas e que acabaram atrasando e atrapalhando o desempenho do mini-curso.

Fiquei um pouco decepcionado com a palestra sobre ECO IV e VCL .Net do Daniel Polistchuck pois o mesmo não conseguiu terminar todo o exemplo conforme foi planejado. Mas no geral para quem não conhece o ECO a palestra foi boa.

Assisti algumas outras apresentações mas acho que não é necessario colocar algo aqui sobre elas.

Grande Abraço a todos,
Diego M. Garcia

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Primeiro dia Borcon 2007 revolutions

Bom hoje foi o primeiro dia da borcon revolutions, gostaria muito de lhes dizer que foi muito bom e que teve grandes novidades, porém não foi o que aconteceu ...

O Key Note com o Jim Douglas (novo CEO da Code Gear) foi muito bom e ele conseguiu demonstrar que a Code Gear não deixará o desenvolvedor delphi na mão.

Depois do Key Note tive a infelicidade de assistir a palestra sobre as novidades do Rad Studio 2007 mesmo já as conhecendo acho que a palestra foi muito fraca não teve nada de diferente do que você já encontra disponivel na web. Mas o que mais me chateou em si foi o fato do palestrante ao demonstrar o novo recurso de generics do delphi fazer parecer que nossa ferramenta é a primeira a ter este recurso (não estou desmerecendo) mas generics já é comum em algumas outras linguagens a bastante tempo.

Mas vamos ao lado bom da coisa, pois afinal nem tudo foi ruim. Após o almoço assisti uma palestra sobre UML in Color que mesmo já conhecendo as técnicas e já utilizando o autor foi muito bom ao demonstra-la e ao passar para o publico, nota 10 pra você Ricardo Barbieri.

Consegui conhecer pessoalmente o Adail Retamal e o Daniel Polistchuk que alias são tão legais quanto pela web ;) Abração pra vocês dois.

No final assisti um mini curso sobre Star Team ministrado pelo Adriano Romero que foi boa, só faltou um pouco de dinamica mas em geral ele abordou bastante recursos legais do software.

Bom por hoje é só amanhã continuamos ;)

Grande abraço a todos.
Diego M. Garcia

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Traduções de alguns recursos do ECO IV

Fala pessoal a seguir estão os links de alguns pdfs sobre alguns dos recursos do ECO IV traduzidos.

Introdução

Mantendo classes de negócios e relacionamentos em diagramas UML

Execução de diagramas de estados da UML

Transações na memória

Suporte a múltiplos: desfazer/refazer

Expressões OCL

Em breve estarei disponibilizando outros documentos.

Grande Abraço a todos,
Diego M. Garcia

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Criando applicação DataSnap com Rem Objects

Fala pessoal,
Finalmente tive um tempinho para postar aqui um exemplo simples de como utilizar o Rem Objects da mesma forma que faziamos com o DataSnap do delphi, porém sem dor de cabeça ;) afinal utilizar o TDComConnection do delphi era realmente uma chatice, pois dependia da tecnologia da ms, que por sua vez era preciso instalar e configurar o dcom nos pcs clientes e no servidor. Com o Rem Objects acabou esses problemas. Vamos parar com a conversa e ir direto ao assunto.

Criando a aplicação servidora.

1º Vá em File -> New -> Vcl Forms Application.

2º Salve seu projeto em uma pasta chamada Servidor.

3º Vá em File -> New -> Other, depois vá em Rem Objects SDK, selecione o RemObjects DataSnap Server Module e click em OK.

4º Renomei seu DataSnap Module e salve o.

5º No form principal da aplicação coloque um Componente TRoIndyHttpServer responsavel pela comunicação entre a aplicação cliente / servidora, um TRoBinMessage utilizado para comunicar entre as aplicações utilizando mensagens em formato binario.

6º Clique no Componente TRoIndyHttpServer, vá na propriedade dispatchers e clique no botão "...", clique em Add, selecione o componente TRoBinMessage no campo Message e feche este editor.

7º Vá para o DataModule criado anteriormente e coloque um componente de conexão, neste exemplo será utiliza o TSqlConnection do DbExpress, configure o normalmente.

8º Coloque um SqlDataSet, sete sua propriedade SqlConnection para o componente SqlConnection criado anteriormente e coloque seu Sql na propriedade commandtext.

9º Coloque um componente TDataSetProvider e sete sua propriedade Dataset para o componente SqlDataSet criado anteriormente.

10º Clique no data module e clique no botão "..." da propriedade Providers.

11º Neste editor clique no botão Add New, clique no novo item criado e sete a propriedade Provider para o DatasetProvider criado anteriormente e sete a propriedade nome para o nome que devera aparecer na aplicação cliente.

12º Sete a propriedade Active do componente TRoIndyHttpServer para True.

13º Compile sua aplicação e execute-a.

Agora vamos criar a aplicação cliente.

1º Vá em File -> New -> Vcl Forms Application.

2º Adicione um componente TRoDataSnapConnection e um TRoWinInetHttpChannel.

3º Sete a propriedade Channel do componente TRoDataSnapConnection para o componente TRoWinInetHttpChannel.

4º Sete a propriedade targetUrl do componente TRoWinInetHttpChannel para http://endereco_ip_servidor:8099/bin. Obs.: a porta 8099 esta configurada e pode ser modificada no componente TRoIndyHttpServer na aplicação servidora.

5º Coloque um componente TRoBinMessage.

6º No Componente TRoDataSnapConnection sete a propriedade Message para o componente TRoBinMessage.

7º Certifique-se de que a aplicação servidor esteja sendo executada e então sete a propriedade connected do componente TRoDataSnapConnection e do TRoWinInetHttpChannel para True.

8º Coloque um componente TClientDataSet e sete sua propriedade RemoteServer para o componente TRoDataSnapConnection e a propriedade provider para o provider criado na aplicação servidor.

9º Coloque um TDataSource e sete a propriedade dataset para o TClientDataSet.

10º Coloque TDBGrid e sete a propriedade datasource para o TDataSource.

11º Ative seu TClientDataset e execute a aplicação.

Pronto sua aplicação 3 camadas já está rodando ;)

Facil e rápido.

Grande Abraço a todos,
até a próxima.

Diego M. Garcia

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Delphi 2007 + Oracle + BDE

Hello guys,

Today I`ve to solve a problem to a friend mine. The problem was stabilish an oracle connection usins bde synce he was migrating his application from Delphi 7 to Delphi 2007.

1º: Be sure that your Delphi 2007 is not the professional version, becuse the professional doesnt allows connections with oracle database.

2º: Install the oracle client.

3º: Copy the file -> C:\oracleexe\app\oracle\product\10.2.0\server\network\admin\tnsnames.ora that is located on the machine that has the oracle server installed to the folder C:\XEClient\Network\admin\tnsnames.ora of the client machine.

4º: if your bdeadmin doesnt show the native oracle driver (Configuration->Native Drivers->ORACLE), reinstalle your BDE and it will show.

5º: Open your delphi 2007 and drop a TDatabase component in your form, rigth click it and select the option Database Editor...

6º: Fill the field name with the name of your oracle database. Ex.: DBSystem

7º: Select the ORACLE on the combobox Driver name:.

8º: Fill the field parameter override like bellow:
LANGDRIVER=DBWINUS0
SERVER NAME=XE
USER NAME=your_db_username
SQLQUERYMODE=SERVER
PASSWORD=your_db_pass

9º Uncheck the option login prompt of the TDatabase and Connect.

If the TDatabase doesnt connect then reboot your machine. That is BDE :P.

If you are doing this on Windows vista then allways run the bdeadmin with administrator permissions.

Hope it helps someone ;)

Regards,
Diego M. Garcia.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Delphi 2007 + Oracle + BDE

Fala pessoal,
Hoje tive que resolver um problema para um amigo meu, o problema era realizar a conexao com o oracle atravez de uma aplicação que utiliza bde e foi desenvolvida em delphi 7 que agora esta sendo portada para o Delphi 2007.

1º: certifique-se de que a sua versão do delphi não seja a professional, pois a mesma não possibilita a utilização do drive do oracle.

2º: instale o client do oracle.

3º: copie o arquivo -> C:\oracleexe\app\oracle\product\10.2.0\server\network\admin\tnsnames.ora que fica no pc onde o servidor oracle esta instalado para a pasta C:\XEClient\Network\admin\tnsnames.ora

4º: caso seu bdeadmin não esteja listando o drive nativo do oracle (Configuration->Native Drivers->ORACLE), reinstale seu BDE e ele aparecera.

5º: Abra seu delphi 2007 coloque um component TDatabase em seu form, clique com o botao direito do mouse sobre o TDatabase e selecione a opção Database Editor...

6º: Preencha o campo Name com o nome de seu Banco de dados Oracle Ex.: DBSistema

7º: Selecione o Driver name: ORACLE

8º: Preencha o campo parameter override como abaixo:
LANGDRIVER=DBWINUS0
SERVER NAME=XE
USER NAME=nome_do_usuario
SQLQUERYMODE=SERVER
PASSWORD=senha

9º Desmarque a opção login prompt do TDatabase e Connect.

Caso não conecte tente reiniciar sua maquina. Pois afinal isso é BDE.

Abraço espero que seja util para alguem ;)

Diego M. Garcia.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Fazendo smartphone Moto Q utilizar a internet do seu pc com bluetoth generico e bluesoleil

I ai pessoal bleza ?

Depois de quebrar a cabeça por um bom tempo consegui fazer o MOTO Q funcionar com um adaptador bluetoth generico de R$20,00 que vc pode achar no Mercado Livre.

Esses adaptadores bluetoth vem com um software chamado BlueSoleil para utilizar os serviços de seu dispositivo.

Para que seu Moto Q funcione vc precisara instalar o cd que acompanha seu MOTO Q, ele instalara o Active Sync da MS e os drivers do aparelho.

Agora abra o BlueSoleil e certifique se de que o serviço de porta serial esteja ativado. Aproveite e anote as portas que esta sendo utilizada pelo Bluetooth, Ex.: COM6.

Após feito isso abra seu Active Sync, vá em Arquivo -> Configuração e marque a opção "Permitir conexões com um dos seguintes itens:" e selecione a porta serial do BlueSoleil. Clique em OK.

Agora em seu Moto Q vá em iniciar -> Bluetooth -> Gerenciador de Bluetooth e ligue o Bluetooth. Após feito isso vá em Iniciar -> ActiveSync -> Menu -> Conectar Via Bluetooth -> Siga os passos na tela e selecione a porta do BlueSoleil que vc configurou no ActiveSync do PC.

Pronto seu Moto Q irá conectar perfeitamente no pc e vc podera navegar na net, usar msn e etc, utilizando a conexão do pc sem pagar taxa de gprs da sua operadora.

Ps.: Algumas vezes o Bluesoleil trava ao tentar reconectar pelo Moto Q, basta finalizar o processo do active sync do pc e reiniciar o serviço da porta COM do bluesoleil e abrir o active sync do pc novamente. Caso isso não resolva, reinicie seu Moto Q e faça esse processo novamente.

Abraço a todos,
Diego M. Garcia.